Já imaginou se não existisse o papel higiênico? Com certeza podemos dizer que essa é uma das invenções mais essenciais da higiene pessoal.
O registro mais antigo na história do uso de pedaços de papel, para higiene, data do século VI na China Medieval. No século XIV, também na China, registra-se que, na Corte Imperial, folhas de papel eram usadas para a limpeza íntima. O papel higiênico, nos moldes que conhecemos hoje, faz pouco mais de 100 anos que foi inventado.
O nova-iorquino Joseph Gayetty foi o criador do papel higiênico contemporâneo, chamado de “papel terapêutico” que já nasceu, em 1857, perfumado com babosa (a popular Aloe vera). O pacote continha folhas separadas, tendo o nome de Gayetty impresso em cada uma delas. Custava 50 centavos. Entretanto, esse papel foi um desastre de vendas, pois “era caro” e vinha com poucas folhas. No fim do século, como vários outros artigos antes restritos à realeza, o papel higiênico passou a ser fabricado em escala industrial.
A primeira fábrica de papel higiênico surgiu nos Estados Unidos, em 1857 – e o produto demorou a vencer a resistência do mercado. Já em 1879, os irmãos Edward e Clarence Scott iniciaram um negócio de objetos descartáveis, incluindo um papel muito macio e de fácil desintegração, o que podemos dizer que foi a primeira tentativa bem-sucedida de massificação do uso do papel higiênico, e começou a vender seu produto em rolos, formato que se mostra até hoje insuperado.
Papel Higiênico da antiguidade



“The Springfield Oval Toalet Papel”
Extremamente raro, patenteado em 06 de Junho 1888, fabricado pela Morgan Paper Company Div., United States Envelope Co., Lititz, PA. A forma oval foi projetada para economizar a quantidade de papel utilizado por usuários, parando de liberá-lo, automaticamente, após três quartos de volta, e a força necessária para fazê-lo girar novamente rasgava a folha perfurada. Provavelmente era usado em banheiros públicos. O rolo oval ficava no chão, media 6,35cm de espessura por 15cmx15cm e pesava em torno de 1,900 kg.
Papel
Leia o artigo completo:
Papel Higiênico da Segunda Guerra Mundial + Hábitos de Higiene no século XIX na edição 53.
Clique na imagem para comprar!